50 anos da Inauguração e Bênção da Capela de Nossa Senhora da Paz

Realizaram-se nos passados dias 14 e 15 de setembro as comemorações dos 50 anos da Inauguração e Bênção da Capelinha de Nossa Senhora da Paz, na Paróquia de Vila Chã S. João Baptista-Ponte da Barca.

No Sábado, dia 14, a recitação do terço teve início às 20:30h. Após a bênção das Velas, teve início a procissão de velas até à Capela de Nossa Senhora do Amparo, na mesma paróquia.

No domingo, dia 15, a procissão ocorreu nos mesmos moldes que se sucedeu hà 50 anos, a 15 de setembro de 1969, dia em que foi inaugurada e benzida a Capela de Nossa Senhora da Paz. Com um atraso devido a um incêndio florestal, a procissão saiu da Capela de Nossa Senhora do Amparo às 11:00h, sendo encabeçada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca. Integraram o cortejo litúrgico as confrarias e movimentos da Paróquia, mais precisamente a Cruz Paroquial, as Bandeiras do Padroeiro São João Baptista; da Confraria de Santa Ana; de Santa Luzia; de São Pedro; de São Bento; de Santa Marinha; de São Sebastião; de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora da Paz. Integraram a procissão vários Anjinhos e Figurados. Atrás do andor de Nossa Senhora da Paz seguiram o Seminarista João Cerqueira e o Pároco, Sr Padre Moisés Correia. Marcou presença o Sr. Presidente da Camara, Dr. Augusto Marinho.

À chegada à Capela de Nossa Senhora da Paz foi celebrada a Eucaristia comemorativa pelo Sr Padre Moisés Correia e abrilhantada liturgicamente pelo Grupo Coral de Nossa Senhora da Paz.

Para terminar estas comemorações, durante a tarde do dia 15, na Igreja do Imaculado Coração de Maria, o Grupo Coral de Nossa Senhora da Paz cantou o Akathistos, Hino em Honra da Virgem Santa Maria. Aproveitando a efeméride, e sendo também data em que se comemoravam os 50 anos do Hino a Nossa Senhora da Paz, (estreado aquando da inauguração da capela) a Direção do Grupo Coral de Nossa Senhora da Paz fez uma pequena homenagem a anteriores dirigentes e atuais elementos do grupo coral em gesto de agradecimento por todo o empenho e dedicação em prol do Grupo Coral de Nossa Senhora da Paz.