Papa Francisco reforça a intenção de rezar o Terço em família no mês de maio

Numa carta escrita no passado dia 25 de abril, o Sumo Pontífice, Papa Francisco expressou o seguinte:

“Pensei propor-vos a todos que volteis a descobrir a beleza de rezar o Terço em casa, no mês de maio. Podeis fazê-lo juntos ou individualmente: decidi vós de acordo com as situações, valorizando ambas as possibilidades. Seja como for, há um segredo para bem o fazer: a simplicidade; e é fácil encontrar, mesmo na internet”

Desta forma, também nós, Santuário de Nossa Senhora da Paz, continuaremos a assegurar as transmissões via Facebook, das celebrações da Paróquia de Vila Chã S. João Baptista e do Santuário de Nossa Senhora da Paz.
De entre as celebrações destacam-se as Eucaristias Dominicais (que continuarão a ser transmitida às 14h30m de todos os domingos), a celebração dos 103º Aniversário das Aparições de Nossa Senhora da Paz, no dia 11 de maio e, também, embora à porta fechada, as celebrações da Peregrinação Anual ao Santuário de Nossa Senhora da Paz, no último fim de semana do mês de maio.

Por fim, e não esquecendo o comunicado de Sua Santidade, o Papa Francisco, deixamos de seguida as 2 orações propostas pelo mesmo:

• ORAÇÃO A MARIA (I)
    Ó Maria,
    Vós sempre resplandeceis sobre o nosso caminho
    como um sinal de salvação e de esperança.
    Confiamo-nos a Vós, Saúde dos Enfermos,
    que permanecestes, junto da cruz, associada ao sofrimento de Jesus,
    mantendo firme a vossa fé.
    Vós, Salvação do Povo Romano,
    sabeis do que precisamos
    e temos a certeza de que no-lo providenciareis
    para que, como em Caná da Galileia,
    possa voltar a alegria e a festa
    depois desta provação.
    Ajudai-nos, Mãe do Divino Amor,
    a conformar-nos com a vontade do Pai
    e a fazer aquilo que nos disser Jesus,
    que assumiu sobre Si as nossas enfermidades
    e carregou as nossas dores
    para nos levar, através da cruz,
    à alegria da ressurreição. Ámen
  • ORAÇÃO A MARIA (II)

«À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus».

Na dramática situação atual, carregada de sofrimentos e angústias que oprimem o mundo inteiro, recorremos a Vós, Mãe de Deus e nossa Mãe, refugiando-nos sob a vossa proteção.

Ó Virgem Maria, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus e confortai a quantos se sentem perdidos e choram pelos seus familiares mortos e, por vezes, sepultados duma maneira que fere a alma. Sustentai aqueles que estão angustiados por pessoas enfermas de quem não se podem aproximar, para impedir o contágio. Infundi confiança em quem vive ansioso com o futuro incerto e as consequências sobre a economia e o trabalho.

Mãe de Deus e nossa Mãe, alcançai-nos de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e volte um horizonte de esperança e paz. Como em Caná, intervinde junto do vosso Divino Filho, pedindo-Lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas e abra o seu coração à confiança.

Protegei os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na vanguarda arriscando a própria vida para salvar outras vidas. Acompanhai a sua fadiga heroica e dai-lhes força, bondade e saúde.

Permanecei junto daqueles que assistem noite e dia os doentes, e dos sacerdotes que procuram ajudar e apoiar a todos, com solicitude pastoral e dedicação evangélica.

Virgem Santa, iluminai as mentes dos homens e mulheres de ciência, a fim de encontrarem as soluções justas para vencer este vírus.

Assisti os Responsáveis das nações, para que atuem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo aqueles que não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e económicas com clarividência e espírito de solidariedade.

Maria Santíssima tocai as consciências para que as somas enormes usadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos sejam, antes, destinadas a promover estudos adequados para prevenir catástrofes do género no futuro.

Mãe amadíssima, fazei crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na certeza do vínculo que une a todos, para acudirmos, com espírito fraterno e solidário, a tanta pobreza e inúmeras situações de miséria. Encorajai a firmeza na fé, a perseverança no serviço, a constância na oração.

Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraçai todos os vossos filhos atribulados e alcançai-nos a graça que Deus intervenha com a sua mão omnipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.

Confiamo-nos a Vós, que resplandeceis sobre o nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Ámen.