Local da Aparição

          Pouco tempo após a Aparição de Nossa Senhora da Paz ao pequenino Severino Alves, a arquidiocese de Braga mandou que se vedasse o local onde ocorreu a Aparição.

          O povo da Freguesia sempre respeitou aquele Lugar. Geralmente as pessoas descobriam-se e rezavam. E transmitiam a palavra às crianças: “Aqui apareceu Nossa Senhora!”

       Quando se referiam a esta Aparição diziam: “Nossa Senhora Aparecida” ou “Nossa Senhora de Prado”(Os campos adjacentes ao local tinham o nome de Prado). Faziam-se Romeirinhos* ao local e sempre houve devotos que lá se dirigiam.

          O Culto a Nossa Senhora da Paz, desenvolveu-se sobretudo quando a Confraria de Santa Ana, cujo presidente era o Rev.mo Doutor Avelino de Jesus da Costa, promoveu a construção de uma Capela a Nossa Senhora da Paz. Por baixo da capela encontra-se a Cripta, que mantém intacto o local onde apareceu Nossa Senhora da Paz ao vidente Severino Alves.

(Carregue nas imagens para ampliar)

 

   *Romeirinhos são peregrinações, em que a pessoa que obteve a cura vai rodeada de crianças, a caminho do Santuário, agradecendo a graça recebida. São as crianças que cantam e rezam durante o percurso e ainda hoje, século XXI, se realizam embora em menor número.