CENTENÁRIO | Apresentação do Livro “Centenário das Aparições no Barral”

Decorreu na Sexta feira dia 26, pelas 21:30h, na Igreja do Imaculado Coração de Maria a sessão de apresentação do Livro “Centenário das Aparições” da autoria de Luís Arezes, Ilustre Professor e Historiador Barquense.  A cerimónia, que durou cerca de 2horas, contou com a participação de várias personagens e entidades e levou centenas de pessoas à Igreja do Imaculado Coração de Maria, no Santuário de Nossa Senhora da Paz.

A sessão contou com uma intervenção de fundo sobre a obra, por parte do Cónego Doutor José Paulo Abreu, e animação musical de Miguel Fernandes, Carlos e Inês Sousa, e ainda do Coro de Nossa Senhora da Paz. A ocasião foi igualmente aproveitada para proceder à inauguração de uma escultura de homenagem ao vidente.

Luís Arezes, autor do livro afirma que foi com grande satisfação interior que fez a apresentação deste projeto após muitas horas de trabalho e que o fez com o intuito de preservar a nossa memória afirmando que “quem não sabe o que é, não sabe para onde vai”.

António Vassalo Abreu, Presidente do Município de Ponte da Barca classifica o livro como incisivo, na forma como conta a história das Aparições de Nossa Senhora da Paz, acrescentado ainda com grande satisfação que agora todos conhecem a Senhora da Paz, e a sua história.

Sílvia Torres, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, enfatizou a importância de “honrar um legado precioso que é o património material e imaterial do concelho”.

Por sua vez, o Sr. Cónego José Paulo Abreu afirma que esta é a altura de passar das palavras a algo mais substancial, e que este livro é fundamental a esse processo acrescentando ainda que “enquanto as palavras voam, os escritos fazem com que as coisas permaneçam”.

Esta obra pode ser adquirida no Posto de Recordações do Santuário de Nossa Senhora da Paz.