Nélson Fernandes foi Ordenado Sacerdote

Nélson Fernandes foi Ordenado Sacerdote ontem, dia 5 de Novembro, por sua Excelência Reverendíssima, D. José Francisco Sanches Alves, Arcebispo de Évora, numa celebração cheia de alegria e emoção.

Nélson da Costa Fernandes nasceu a 24 de novembro de 1991, e é natural do Lugar da Bemposta, Freguesia e Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Aboim da Nóbrega, Arciprestado de Vila Verde, Arquidiocese de Braga. É filho de Manuel de Barro Fernandes e de Laurinda Vieira da Costa. Após conclusão do 1º ciclo na escola Primária de Aboim da Nóbrega, Nelson Fernandes estudou na Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, em Pico dos Regalados (Vila Verde). Enquanto jovem, sempre colaborou na Paróquia como catequista, elemento do grupo coral e fundou o Grupo de Jovens de Aboim da Nóbrega.

Concluiu o ensino secundário em 2010 no Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, tendo ido depois estudar para o Alentejo. Conclui os dois primeiros anos do curso (filosofia) como aluno do Seminário de Beja, entre 2010 e 2011, e realizou os restantes 4 (teologia) no seminário Maior de Évora. Nélson Fernandes frequentou também o Instituto Superior de Teologia de Évora e a Universidade Católica de Lisboa.

Após um longo percurso de estudos, Nélson Fernandes foi instituído no ministério dos leitores a 10 de abril de 2016 e, aproximadamente 7 meses depois foi instituído no ministério dos Acólitos a 20 de Novembro do mesmo ano. A 8 de Dezembro de 2016, dia da Imaculada Conceição, é admitido às ordens sacras. Foi ordenado Diácono a 30 de abril de 2017.

Além dos Estudos, Nélson Fernandes foi mestre de cerimónias da Arquidiocese de Évora durante os últimos 3 anos e realizou trabalho pastoral nas Paróquias de S. Mamede e S. Brás, dando aulas de Educação Moral e Catequese na primeira e sendo responsável pelo coro e formação de acólitos na segunda.

Durante o último ano, acompanhou também o Arcebispo de Évora. Neste momento, está a realizar o seu trabalho pastoral na unidade pastoral de Mora, Cabeção, Pavia, Brotas e Malarranha.

A sua Missa Nova realiza-se no próximo domingo, dia 12 de Novembro às 15:00h, na Igreja do Imaculado Coração de Maria (Santuário de Nossa Senhora da Paz). Apesar de ser natural de Aboim da Nóbrega (Vila Verde), Nélson Fernandes várias vezes desenvolveu o seu trabalho pastoral durante as férias em algumas paróquias de Ponte da Barca, tendo feito também visitas pascais em algumas delas, sendo por isso estas datas de grande alegria e emoção para todos que acompanharam o seu percurso desde o início.