Peregrinos de regresso ao Santuário para a Peregrinação Anual-2022

O ano de 2022 marca o regresso da grande Peregrinação Anual ao Santuário de Nossa Senhora da Paz depois de dois anos de pandemia. Além das Celebrações que decorreram durante todo o mês de maio, o fim de semana de 28 e 29 de maio foi o ponto alto da Peregrinação.

Já na sexta-feira, dia 27 de maio, depois da Celebração das 20:30h, o Grupo Coral de Nossa Senhora da Paz cantou na Igreja do Imaculado Coração de Maria o Hino do ´Akathistos` – «O hino “Akathistos” é a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja.»

No sábado, dia 28, pelas 21:00h teve início a recitação do Terço na Capelinha de Nossa Senhora da Paz. Seguiu-se a Procissão de Velas até à Igreja do Imaculado Coração de Maria, onde foi Celebrada a Eucaristia. No final os fiéis, em silêncio, acompanharam o regresso da imagem de Nossa Senhora à Sua capelinha.

No domingo o dia iniciou-se com a Celebração da Eucaristia às 11h na Capelinha das Aparições, animada liturgicamente pelo Grupo Infantojuvenil Os Amigos de Jesus, composto pelas crianças da catequese e jovens da paróquia.

As celebrações do domingo à tarde marcaram, como habitual, o ponto alto da peregrinação. A Recitação do Terço começou às 14:30h na Capelinha de Nossa Senhora da Paz. No final, saiu a Procissão em direção ao recinto envolvente à Igreja do Imaculado Coração de Maria onde, às 15:00h, foi Celebrada Eucaristia Campal. No final da Celebração os peregrinos acompanharam o andor com a Imagem de Nossa Senhora da Paz até à Capelinha. Depois de feita a consagração, os fiéis despediram-se da virgem com lenços brancos.

A Confraria de Nossa Senhora da Paz agradece ao Agrupamento de Escuteiros 396 de Vila Nova de Muía pela disponibilidade na organização da Procissão, agradecimento extensivo a todas as Confrarias e Mordomos da Paróquia de Vila Chã S. João Baptista, e das restantes paróquias de Ponte da Barca, por integrarem a procissão com as suas bandeiras e respetivas Cruzes Paroquiais. Um bem haja também a todos os voluntários que durante o mês de maio trabalharam na organização da Peregrinação e, em particular neste fim de semana, no acolhimento dos peregrinos.

As Celebrações foram presididas pelo pároco de Vila Chã S. João Baptista, Rev. Pe. Moisés Correia e animadas liturgicamente pelo Grupo Coral de Nossa Senhora da Paz, dirigido pelo Maestro Júlio Dias e acompanhados ao órgão por Rui Cruz.

Fotos: Paulo Coto