CENTENÁRIO-Apresentação do Livro “Centenário das Aparições no Barral”

Decorreu na Sexta feira dia 26, pelas 21:30h, na Igreja do Imaculado Coração de Maria a sessão de apresentação do Livro “Centenário das Aparições” da autoria de Luís Arezes, Ilustre Professor e Historiador Barquense.  A cerimónia, que durou cerca de 2horas, contou com a participação de várias personagens e entidades e levou centenas de pessoas à Igreja do Imaculado Coração de Maria, no Santuário de Nossa Senhora da Paz.

A sessão contou com uma intervenção de fundo sobre a obra, por parte do Cónego Doutor José Paulo Abreu, e animação musical de Miguel Fernandes, Carlos e Inês Sousa, e ainda do Coro de Nossa Senhora da Paz. A ocasião foi igualmente aproveitada para proceder à inauguração de uma escultura de homenagem ao vidente.

Luís Arezes, autor do livro afirma que foi com grande satisfação interior que fez a apresentação deste projeto após muitas horas de trabalho e que o fez com o intuito de preservar a nossa memória afirmando que “quem não sabe o que é, não sabe para onde vai”.

António Vassalo Abreu, Presidente do Município de Ponte da Barca classifica o livro como incisivo, na forma como conta a história das Aparições de Nossa Senhora da Paz, acrescentado ainda com grande satisfação que agora todos conhecem a Senhora da Paz, e a sua história.

Sílvia Torres, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, enfatizou a importância de “honrar um legado precioso que é o património material e imaterial do concelho”.

O Cónego José Paulo Abreu afirma que esta é a altura de passar das palavras a algo mais substancial, e que este livro é fundamental a esse processo acrescentando ainda que “enquanto as palavras voam, os escritos fazem com que as coisas permaneçam”.

O livro pode ser adquirido no Santuário de Nossa Senhora da paz. A edição foi levada a cabo pelo Município de Ponte da Barca.