Preparar uma Peregrinação

Para organizar uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Paz é necessário ter em conta alguns aspetos, para que tudo possa resultar de uma forma adequada e tranquila. É importante, por isso, ter em conta alguns aspetos:

1. Tipo de peregrinação

a) Grupos que participem em celebrações organizados pelo Santuário;
b) Grupos que façam o seu próprio programa, trazendo um sacerdote que presida às celebrações e oriente espiritualmente o grupo;
c) Grupos que se integrem no programa do Santuário e que tenham também atividades particulares.

2. Número de pessoas

Para os grupos que pretendam fazer celebrações particulares, é necessário a escolha adequada do espaço a utilizar no Santuário, para que este vá de encontro ao número de pessoas que fazem parte da peregrinação.

a) Capelinha de Nossa Senhora da Paz – Grupos pequenos;
b) Cripta do Santuário – Grupos médios;
c) Igreja do Imaculado Coração de Maria – Grupos grandes.

3. Sensibilização

O Santuário de Nossa Senhora da Paz é um local de Culto e, acima de tudo, um local de Evangelização. Antes de iniciar a sua peregrinação, sensibilize os peregrinos para questões como o respeito, o silêncio e a limpeza dentro dos diversos espaços do Santuário, sejam estes de oração ou de apoio aos peregrinos.

4. Aspetos relativos à marcação da peregrinação

O registo da peregrinação (e os pedidos que se julguem necessários) deve ser enviado por email ao Santuário de Nossa Senhora da Paz: Assim, evitam-se possíveis perdas de informação. É fundamental fazer este registo atempadamente, não deixando para a véspera a organização da peregrinação, pois só com uma boa preparação se poderá obter um bom resultado.

• Elementos que solicitamos que nos envie:
    – Identificação do grupo (com entidade organizadora; paróquia e diocese de origem);
    – Nome e contacto do responsável pela peregrinação;
    – Nome do sacerdote/animador espiritual que acompanha o grupo (se existir);
    – Data da peregrinação e, se aplicável, programa pretendido;
    – Número de peregrinos;
  • Para Animação Litúrgica de Celebrações:
    – Coro ou Grupo que irá fazer a animação (paróquia e diocese de origem);
    – Contacto do responsável pelo grupo;
    – Lista do repertório a interpretar (com nome e autor dos cânticos);
    Tipo de Acompanhamento (p.ex. à capela; com órgão e/ou outros instrumentos);

O contacto deve ser feito, de preferência, por email para: peregrinos@santuariosenhoradapaz.pt, ou através do seguinte formulário (clique aqui ou sobre a imagem para aceder ao formulário)

Em alternativa, o contacto pode ser efetuado por escrito para:
Santuário de Nossa Senhora da Paz
Barral, Vila Chã S. João Baptista
4980-741 Ponte da Barca
     Nota: Por ocasião da Peregrinação Anual ao Santuário de Nossa Senhora da Paz celebrada anualmente no último domingo de maio e devido ao facto do Santuário ter já preparado um programa para todos quantos o visitem, nesse dia não existe possibilidade da realização de celebrações de caráter particular.