Bispo das Forças Armadas visita Santuário de N.ª S.ª da Paz

Bispo das Forças Armadas visita Santuário de N.ª S.ª da Paz

No passado domingo o Santuário de Nossa Senhora da Paz recebeu a visita de sua Excelência Reverendíssima D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança e do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, o Almirante António Silva Ribeiro.

«“A Paz é a bênção das bênçãos – afirma o Bispo das Forças Armadas
“A Paz é a bênção das bênçãos sobre a qual se constrói uma sociedade com bem-estar e felicidade nas suas mais diversas manifestações, da família à economia, da vivência pessoal ao lazer.
” A afirmação é de D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, e foi proferida na homilia da celebração eucarística a que presidiu na cripta do Santuário de Nossa Senhora da Paz, no Barral, no domingo de Pascoela.
A celebração contou com a participação do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, e respetiva comitiva, do Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, das Vereadoras Rosa Maria Arezes e Diana Sequeira, e ainda dos membros da Confraria da Senhora da Paz e de vários peregrinos que fizeram questão de se associar ao ato litúrgico.
Depois de uma visita guiada ao Santuário, em que os membros da comitiva manifestaram grande surpresa e um enorme interesse face ao que estavam a acabar de conhecer, D. Rui Valério celebrou a Eucaristia e, na homilia, enalteceu a missão das Forças Armadas, nomeadamente os valores da Paz e do serviço ao outro. Visivelmente emocionado, Prelado assinalou o facto de se estar a celebrar o Domingo da Divina Misericórdia, instituído por São João Paulo II no ano 2000, e também a Páscoa ortodoxa. E, a este propósito, realçou a feliz coincidência com a mensagem de Paz de que o Santuário é depositário, na sequência dos acontecimentos do dia 11 de maio de 1917.
Forças Armadas trabalham na construção da Paz
A Paz é a bênção das bênçãos sobre a qual se constrói um sociedade com bem-estar e felicidade nas suas mais diversas manifestações”, de tal forma que, se ela faltar, tudo fica comprometido.
É esta, precisamente, a missão das Forças Armadas e de Segurança, trabalhar na construção e na defesa da Paz, para que os cidadãos possam viver tranquilos em sociedade. Aliás, podemos mesmo dizer que “as Forças Armadas e a Igreja são os alicerces da nação”.
Rezando pela Paz no mundo e, em especial na Ucrânia, D. Rui Valério falou ainda dos insondáveis desígnios da providência divina que, em pleno Domingo da Misericórdia, lhe haviam dado a conhecer a antífona da “Estrela do Céu” e a oração “Deus de Misericórdia” que, segundo o relato da aparição ao pastorinho Severino Alves, Nossa Senhora pediu que cantássemos.
A terminar, comentou a mensagem de Jesus Cristo, quando se dirigiu a Tomé, sublinhando que o segredo da Paz e da felicidade está na capacidade de nos colocarmos ao serviço do outro, numa atitude altruísta de que é um exemplo eloquente a postura das Forças Armadas e de Segurança.
No final da visita, a Confraria de Nossa Senhora da Paz ofereceu uma lembrança ao Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas e também a D. Rui Valério, que se mostraram profundamente agradecidos pela hospitalidade e atenção com que foram recebidos e pela riqueza de conhecimentos que a visita lhes proporcionou.”»